Há algo de fascinante e atrativo em viajar para locais mais distantes. E não é só uma questão de achar que “a grama do vizinho é sempre mais bonita”. Em se tratando de viagem, é natural se sentir mais atraído por lugares e culturas diferentes. Afinal, viajamos também para conhecer coisas novas e expandir nosso conhecimento. Uma das minhas referências para descobrir novos lugares é a lista de “Melhores Lugares do Mundo para Conhecer”, publicada anualmente pela National Geographic. E foi uma surpresa quando vi o Salto Corumbá na lista de 2016.
Lembrei das vezes que olhei fascinada para listas anteriores, muitas vezes recheadas de lugares remotos para mim, e agora uma das indicações da lista estava do meu lado. E me dei conta de que aquele lugar próximo a mim poderia ser o destino dos sonhos para muita gente ao redor do mundo.
Mas foi somente no fim de 2019, numa manhã de segunda-feira bem cedo, que peguei o carro e parti para passar o dia neste parque. A apenas 119Km de distância de Brasília-DF, e a 123Km de Goiânia-GO, o Salto Corumbá é perfeito para uma day trip partindo dessas duas cidades. Mas como o parque possui diversas trilhas, atividades na natureza (como passeio a cavalo, tirolesa, etc.) e mais 6 cachoeiras – além da cachoeira do Salto –, sinto muita vontade de voltar e passar um fim de semana completo por lá, para explorar melhor o que o lugar tem para oferecer. Para isso, o parque dispõe de pousada, restaurante e estrutura para camping.
Chegamos na hora que o parque estava abrindo, entregamos nossos bilhetes – comprados pela internet – na recepção, entramos com o carro, o deixamos no estacionamento e pegamos a trilha que leva à Cachoeira do Salto. O parque estava conservado, limpo e suas trilhas bem sinalizadas. A que leva à Cachoeira do Salto exige esforço leve, e a natureza exuberante do caminho nos distrai deste esforço. A alguns metros da chegada, já é possível ouvir o som da queda das águas, o que torna a trilha ainda mais leve e empolgante. A vista panorâmica ao chegar à cachoeira compensa cada passo dado até ali: o visual deslumbrante, a força e beleza das águas caindo e a “piscina” calma que se forma aos seus pés é o cenário perfeito para relaxar, se refrescar, e se conectar com a natureza.
E como se não bastasse tudo isso, o Salto Corumbá também fica a apenas 32Km de Pirenópolis, sendo possível conciliar os dois lugares em uma única escapada.
Essa questão de sentir a energia de um lugar pode ser algo muito subjetivo, mas a energia que senti ao chegar ao fim de trilha, e ver a cachoeira do alto, foi das melhores. Não sei se foi o contato íntimo com um bioma tão peculiar como Cerrado ao longo da trilha, a força da água caindo de uma altura tão grande, a “piscina” convidativa que se forma com a queda dessa água, ou tudo junto, mas o fato é que caminhar pelo parque e avistar o Salto Corumbá nos faz sentir mais vivos! E nos faz enxergar com mais clareza que “os melhores lugares do mundo” para conhecer estão por todas as partes, e o destino dos sonhos de muita gente do outro lado do mundo pode estar ao nosso lado. Para informações atualizadas sobre horários de funcionamentos, preços, atividades e reservas, consulte o site do Parque no link: www.saltocoruba.com