O motorista do Uber ficou perdido por alguns segundos, até que identificamos ao certo o número 471, da Calle 64, no Centro Histórico de Mérida-Yucatán. A fachada discreta, e a placa quase escondida atrás das grades abertas da porta de entrada, não dão muitas pistas do que vamos encontrar ao entra na Casa de las Palomas.
O pequeno hotel boutique é uma espécie de oásis de tranquilidade em meio a área mais movimentada da cidade. Uma funcionária simpática nos recebeu e, ao fechar a porta, foi fácil esquecer as primeiras imagens e impressões que tive de Mérida e ficar completamente envolvida pela atmosfera do lugar. Tudo lá é feito para ser agradável de ver e provocar sensação de aconchego.
Uma recepção cuidadosamente decorada, e com pé direito muito alto, é a primeira surpresa para quem acabou de passar pela discreta fachada de entrada. Flores coloridas enfeitam todo o trajeto até os quartos. No caminho, passamos pelo pátio aberto bem no centro do edifício, onde ficam áreas comuns de lazer como bar, piscina, muitas plantas, sala de refeições e a ampla e bem equipada cozinha do hotel, que também fica disponível para uso dos hóspedes.
Construção com fachada discreta e fechada para parte exterior, que contrasta com um espaço interno amplo e estruturado em torno de um pátio interior central ajardinado. Sim, a Casa de las Palomas possui a estrutura de um Riad. A arquitetura espanhola de influência árabe é uma marca forte deixada pelos colonizadores em Mérida, e a Casa de las Palomas reflete bem isso.
Se a estrutura da Casa não deixa dúvidas quanto a influência dos espanhóis, a decoração e parte do staff traz a presença Maya. A propósito, o conjunto estético da Casa de las Palomas nos oferece um excelente senso de lugar. Sua integração com a cidade nos faz sentir o tempo inteiro que estamos na capital de Yucatán.